Chouriço Assado, qual o seu preferido?

Chouriço Assado, qual o seu preferido?

Existem 4 formas de assar o chouriço e qual delas a mais deliciosa. Experimente e dê-nos a sua opinião.


Um chouriço assado é rei em qualquer festa, a sua presença faz-se notar na mesa de petiscos e não sendo esta uma época de grandes festas, pode sempre mimar-se e saborear esta deliciosa iguaria em qualquer altura.
om grande tradição na nossa gastronomia são várias as forma de preparação do chouriço assado que aqui damos a conhecer.

1. Assador
A forma mais habitual e tradicional é assar no assador de barro. Quem nunca juntou os amigos e a família à volta do assador onde as conversas fluem ao ritmo da chama e dos aromas que rapidamente abrem o apetite?
Esta é a fomra mais versátil de o preparar pois pode ser assado em qualquer lado, desde que longe de materiasi inflamáveis e com cuidado para não se queimar.
Deve fazer cortes perpendiculares ao longo do chouriço para melhor assar o seu interior e auxiliar no corte quando o comer. Coloque o álcool no assador e adicione um pouco de aguardente para dar sabor (pode utilizar também rum ou whisky). Disponha o chouriço no assador e acenda o lume com um fósforo, sempre com muito cuidado para não se queimar. Quando o chouriço estiver dourado de um lado, vire com um garfo e deixe assar até ficar homogéneo ou até começar a queimar. Retire do lume, corte em pequenas rodelas e sirva-se!

2. Frigideira
Coloque a frigideira no fogão a aquecer com um pequeno fio de azeite para não pegar.
Pode agora colocar o chouriço às rodelas ou inteiro. Se colocar às rodelas vai largar gordura pelo que deve reduzir o azeite. Coloque o chouriço e deixe assar durante alguns minutos. Vá virando para não queimar e quando estiver dourado dos dois lados baixe o lume e quando estiver menos quente junte lentamente uma chávena de água. Tape a frigideira e deixe cozinhar em lume brando cerca de 10 minutos. Quando estiver suficientemente assado, retire-o do lume e sirva-se.

3. Forno
Pré-aqueça o forno a 180º. Num tabuleiro com papel vegetal coloque o chouriço e faça vários golpes transversais no mesmo. Leve ao forno para assar. Quando estiver dourado de um lado, vire para que asse uniformemente dos dois lados. Quando estiver pronto, retire do forno e sirva-se.

4. Microondas
Esta é talvez a forma menos habitual de o confeccionar mas nem por isso deixa de ser saborosa. Faça pequenos cortes transversais no chouriço e coloque num prato. Leve-o ao microondas de 4 a 6 minutos para o assar. Retire-o e sirva-se ou use-o num preparado de qualquer outra receita, como por exemplo um arroz de pato.

In alheira.net